PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

 

Nossa prática tem como eixo condutor a Literatura, através da qual são explorados os diferentes temas propostos. A ação Pedagógica se apoia numa filosofia de respeito e afeto pelo outro, condições indispensáveis para concretizarmos as metas que almejamos: a formação de novos valores para a construção de uma sociedade mais justa.
A aprendizagem da criança de três a cinco anos, no espaço institucional, faz-se por meio da ação e observação sobre o meio, da construção de práticas e de sua capacidade simbólica. E, tudo isso, através das interações sociais que vivencia.
Nesse âmbito de aprendizagem, constrói-se o conhecimento social, afetivo, motor e cognitivo contando sempre com a mediação do educador que promove, organiza e configura situações de aprendizagem, através das quais oferece modelos, informações e elementos diversos para que a criança possa ir construindo novas formas de agir e pensar.
O trabalho pedagógico na Educação Infantil se dá numa perspectiva lúdica, já que é no ato de brincar que a criança constrói conceitos, explora a criatividade e desenvolve a imaginação.